DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Pós-Graduação em Base Nacional Comum Curricular se baseia no fato de esse documento norteador do currículo e da prática pedagógica na educação básica ser atual (2019). Logo, a formação inicial dos docentes atuantes na área, não abrangeu essa temática em seu currículo, por ser anterior à criação dessa normativa. No entanto, ao inserir-se no mundo do trabalho, aos professores é exigido domínio da Base Nacional Comum Curricular para que desempenhem sua prática pedagógica. Neste contexto, o curso proporciona aos participantes os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que asseguram o exercício de suas funções e o crescimento profissional.
Pedagogos, professores, gestores da educação, técnicos da educação e estudantes de licenciaturas.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• BNCC, fundamentos, objetivos e principais características – 1° Webinário
• Política Educacional contemporânea: debates sobre a Base Nacional Comum Curricular
• Base Nacional Comum Curricular como política educacional
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
• Currículo e a legislação educacional
• A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
• Competências, Habilidades e suas aplicações – 2° Webinário
• Ensino por competências
• Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
• Desafios da política educacional para uma formação cidadã
• A BNCC e a formação do currículo
• Proposta teórico-metodológica da Base Nacional Comum Curricular
• Trabalho integrado, interdisciplinar e multidisciplinar – 3° Webinário
• As disciplinas e suas inter-relações
• Biblioteca escolar e incentivo à leitura
• Currículo e formação intercultural
• Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
• A transdisciplinaridade e a organização do currículo
• Área de conhecimento – componentes e transversalidade – 4° Webinário
• Planejamento de ensino religioso e BNCC
• Diretrizes curriculares nacionais para educação física no ensino fundamental
• Ensino de geografia e a BNCC no ensino fundamental
• A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de matemática
• A BNCC, as Diretrizes e Propostas Pedagógicas Estadual e Municipal do Ensino da Língua Portuguesa
• Novo Ensino Médio – Fundamentos, objetivos e características – 5° Webinário
• Política Educacional contemporânea: debates sobre a Reforma do Ensino Médio
• Finalidades, duração e organização do ensino médio
• Currículo e educação por competências
• Itinerários formativos
• Organização do trabalho pedagógico no ensino médio
• Planejamento coletivo – 6° Webinário
• Planejamento escolar
• Gestão pública na educação
• Políticas públicas e gestão educacional
• A prática pedagógica: organização e planejamento
• O Planejamento na Educação Infantil
• Acompanhamento da Aprendizagem e Avaliação – 7° Webinário
• Avaliação
• Sistema de Avaliação da Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular
• Paradigmas e tendências atuais em avaliação
• Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
• Avaliar por meio de portfólios
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).