DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
O curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial Inclusiva e para a Diversidade tem o objetivo de levar os profissionais da educação à reflexão e imersão na temática, de forma que possam superar os desafios encontrados na prática, considerando que todos os alunos possuem o mesmo direito de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e deficiências.
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Educação em Direitos Humanos – 1° Webinário
• Delimitações Teóricas e Metodológicas da Educação
• Tratados Internacionais de Direitos Humanos
• Educação em Direitos Humanos e o Contexto Brasileiro
• Educação em Direitos Humanos na Contemporaneidade
• Regulamentação dos Direitos Humanos na Legislação Brasileira
• Perspectivas Legais e Desafios da Educação em Direitos Humanos
• Diretrizes Nacionais Para A Educação em Direitos Humanos
• Direitos Humanos no Ambiente Educacional
• Proposta Metodológica e a Educação em Direitos Humanos
• Direitos Humanos no Ensino Fundamental
• Direitos Humanos no Ensino Médio e na Educação Profissional
• Direitos Humanos no Ensino Superior
• Educação em Direitos Humanos na Educação Não Escolar
• Educação Para Paz
• Educação em Valores
• Desafios e Tendências da Educação em Direitos Humanos
• Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem – 2° Webinário
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Locomoção
• Equilibração e Manipulação
• Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor
• Habilidades Especializadas
• Combinação de Movimentos
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados da Aprendizagem Motora
• Transferência de Aprendizagem (TA)
• Educação Popular – 3° Webinário
• Conceito e Histórico da Educação Popular
• O Saber Surge e Circula
• Terminologia Popular
• Educação Popular Hoje
• Senso Comum e a Construção Científica da Educação Popular
• Competências e Virtudes dos Educadores
• Metodologias na Educação Popular
• Conceito de Comunidade
• Projetos Multidisciplinares e a Educação Popular
• Etapas e Objetivos dos Projetos Multidisciplinares
• Percepção dos Educadores
• Avaliação na Perspectiva da Educação Popular
• O Papel da Educação Junto aos Setores Populares
• Superação de Barreiras Escolares e a Educação Popular
• Desafios da Educação Popular Atualmente
• Tendências da Educação Popular no Cenário Político-Social Brasileiro
• Educação Inclusiva – 4° Webinário
• Educação Especial no Mundo
• Educação Especial no Brasil
• Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva
• Princípios e Fundamentos de Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para A Inclusão
• Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: a Diversidade na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais e \ Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
• Família e Escola no Processo de Inclusão
• Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
• Salas de Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus a Avaliação Inclusiva
• Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva
• Educação das Relações Étnico Raciais – 5° Webinário
• Diversidade Cultural na Formação Humana e Nacional
• Discurso Pedagógico da Diversidade
• Introdução a Educação Étnico-Racial
• Fundamentos Legais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais
• Histórias, Culturas E Sociedades Africanas
• O Negro na Sociedade Brasileira e Suas Contribuições
• Sociedades Ameríndias e os Povos Indígenas do Brasil
• As Contribuições dos Povos Indígenas à Sociedade Brasileira
• A Diversidade Cultural e o Respeito às Diferenças
• A Diversidade Cultural Brasileira e a Prática Docente
• Práticas Pedagógicas Para as Semelhanças e Diferenças
• O Papel do Educador Diante da Diversidade Cultural
• A Escola Como Espaço Privilegiado de Encontro das Diferenças
• Metodologia de Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais
• Produzindo uma Educação Voltada às Relações Étnico-Raciais
• Currículos e a Diversidade Cultural e Étnico-Racial
• Da Teoria para a Prática: Educação Especial Inclusiva para a Diversidade – 6° Webinário
• Diversidade e Inclusão na sala de aula
• Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
• Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
• Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
• Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
• Tecnologia Assistiva
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.