DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral suprema a necessidade de uma abordagem mais ampla do pedagogo nesta área. Ao inserir-se na prática pedagógica, ao pedagogo é exigido domínio das aptidões de educar integralmente o indivíduo, em prol de uma formação humana, cidadã e emancipadora. Com o curso, o profissional terá os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos para o exercício pleno de suas funções e para o crescimento profissional.
Profissionais da Educação, professores licenciados, supervisores educacionais, equipes de saúde e da área ambiental, cientistas, gestores das áreas sociais, que se dedicam à tarefa de garantir os direitos de crianças, adolescentes.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Histórico da Educação Integral – 1° Webinário
• O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver
• Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate
• Conceituando ensino integrado e o inclusivo
• Normativas que regulamentam e orientam a Educação Integral no Ensino Fundamental e Ensino Médio – 2° Webinário
• Educação Integral como Política Pública: a sensível arte de (re)significar os tempos e os espaços educativos
• A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública
• Dinamicidades do currículo transdisciplinar da Educação Integral para o Ensino Fundamental, Ensino Médio regular e Ensino Médio profissionalizante – 3° Webinário
• Paulo Freire e a educação integral: cinco dimensões para (re)humanizar a educação /
• Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
• Formação de valores: um enfoque transdisciplinar
• Métodos e metodologias para a elaboração de práticas de ensino-aprendizagens na Educação Integral do ensino regular e profissionalizante – 4° Webinário
• O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje
• Educação integral: a construção de novas relações no cotidiano
• Educação integral e educação profissional: interfaces possíveis
• Recursos e materiais didáticos no planejamento, acompanhamento e avaliação do ensino-aprendizagem- 5° Webinário
• Educação integral e currículo integrado: quando dois conceitos se articulam em um programa
• Ampliação de tempo escolar e aprendizagens significativas: os diversos tempos da educação integral
• A avaliação em projetos de trabalho
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).