DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Pós-Graduação para a docência da Língua Inglesa tem por objetivo formar especialistas, por meio de uma formação crítica sobre aspectos teóricos dessa língua estrangeira, proporcionando o enriquecimento da prática pedagógica. Neste contexto, o curso proporciona conhecimentos atualizados sobre Fonética e Fonologia do Inglês e apresenta os aspectos gramaticais, semânticos e morfológicos da Língua Inglesa. Além disto, propõe uma reflexão sobre a Linguística Aplicada ao ensino da Língua Inglesa e um aprofundamento dos estudos acerca dos aspectos que compõem a Língua Inglesa.
Poderá cursar profissionais que trabalha na área de educação como pedagogo ou professor, independentemente do nível educacional em que atue: EJA (educação de jovens e adultos); ensino fundamental; ensino médio; ou ensino superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Unidade I
Fonética e Fonologia do Inglês
O Aparelho Fonador: órgãos e funcionamento
Sistema Fonológico do Inglês: vogais
Consoantes Semivogais
Unidade II
Produção e Inventario dos Fonemas Segmentais: as vogais
A Escala das Vogais Cardeais, Descrição e Classificação das Vogais Quanto a Zona de Articulação e Timbre; Vogais Puras e Glides
Produção E Inventário Dos Fonemas Segmentais: As Consoantes
Descrição e Classificação das Consoantes Quanto ao Modo e Ponto de Articulação: Quanto ao Papel das Cordas Vogais e das Cavidades Bucal e Nasal
Unidade III
Inventário e Produção de Fonemas Supra Segmentais do Inglês
Padrões de Acentuação na Palavra: Intensidade, Altura, Qualidade e Quantidade
Padrões de Acentuação na Frase: Intensidade, Qualidade e Altura (Entoação: Funções e Padrões)
Juntura
Unidade IV
Sistema de Transmissão Fonética e Fonológica do Inglês
Análise Fonológica (Pressupostos Básicos Exemplos de Análise Em Inglês)
Prática de Transcrição / Prática de Produção de Sons
Audição Detalhada de Gravações em Inglês, Inclusive de Dialetos Ingleses, Para Transcrição e Imitação
Unidade I
Origem da Linguística
Língua, Linguagem e Teorias Linguísticas
Linguística Aplicada (LA)
Fundamentos Básicos da Linguística Aplicada
Unidade II
Aquisição da Segunda Língua
Métodos e Abordagens Para o Ensino De Línguas
Aquisição da Língua
Como o Cérebro Aprende as LES
Unidade III
Interlíngua
Sentidos e Fatos Linguísticos Vivenciados na Aprendizagem do Inglês
Modelo Computacional no Ensino da Língua e Aquisição da Linguagem
Uso das TIC na Aprendizagem
Unidade IV
Formação dos Professores de Língua Estrangeira (LE) e Seus Desafios
Ensino Reflexivo e Afetivo
Metodologias Ativas para Ensino de Inglês
Abordagem Comunicativa e os Preceitos da Metodologia Ativa
Unidade I
Família Indo-Europeia de Linguagens
Origem e Características do Inglês Antigo
Influências no Inglês Antigo
Língua Latina e Sua Influência no Inglês
Unidade II
Inglês Médio
Influências Estrangeiras na Formação do Inglês Médio
Diversidades Dialéticas no Inglês Médio
Inglês Padrão
Unidade III
Renascença e Sua Influência na Evolução do Inglês
Gramática do Inglês nos Séculos XV e XVI
Formação do Vocabulário do Inglês a Partir do Inglês Moderno
Enriquecimento do Inglês com Fontes Nativas
Unidade IV
Evolução do Inglês no Século XIX e Posteriores
Culturas que Influenciaram o Desenvolvimento do Inglês
Inglês na América e em Outros Países que Falam Inglês
Controvérsias dos Americanismos
Unidade I
Noções Básicas da Morfologia da Língua Inglesa – Morphology: Basic Notions
Processo de Formação das Palavras – Word-Formation Processes
Noções Gerais das Classes Gramaticais – The Parts Of Speech
Artigos – Articles
Unidade II
Substantivos – Nouns
Adjetivos – Adjectives
Pronomes Pessoais, Oblíquos e Reflexivos – Personal, Object And Reflexive Pronouns
Pronomes Possessivos, Demonstrativos e Interrogativos – Possessive, Demonstrative And Interrogative Pronouns
Unidade III
Pronomes Relativos – Relative Pronouns
Pronomes Indefinidos – Indefinite Pronouns
Interjeições – Interjections
Preposições – Prepositions
Unidade IV
Verbos: Noções Básicas – Verbs: Basic Notions
Estrutura Verbal – Verbal Structure
Advérbios – Adverbs
Conjunções – Conjunctions
Unidade I
Fundamentos da Semântica
Evolução do Estudo da Semântica
Teoria do Significado
Semântica e Pragmática
Unidade II
Teoria dos Atos de Fala
Léxico da Língua Inglesa.
Metáfora Textual e Oral em Inglês
Sinônimos e Antônimos em Inglês
Unidade III
Polissemia, Polifonia e Intertextualidade
Teoria dos Gêneros Textuais
Coesão e Coerência Textual em Inglês
Os Falsos Cognatos em Inglês
Unidade IV
Fonologia Versus Semântica em Língua Inglesa
Estratégias Textuais em Língua Inglesa
Prosódia Semântica em Língua Inglesa.
Multimodalidade – Nova Tendência Comunicacional
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.