DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Especialização Lato Sensu em História para a Educação Básica busca proporcionar aos pós-graduandos os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que lhes facultem o exercício de suas funções e assegure o crescimento profissional. O curso atende a uma necessidade pelo fato de a formação inicial dos licenciados em História e/ou pedagogos não abordarem de forma ampla sobre o ensino do conteúdo, sobre as metodologias de ensino/aprendizagem, sobre a importância da transposição didática. No entanto, ao inserir-se na prática pedagógica, ao professor é exigido domínio, além do conteúdo, da habilidade de ensiná-lo às crianças e adolescentes que possuem modos próprios de aprendizagem.
O curso é dirigido a portadores de diploma de Ensino Superior que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de História.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Bases filosóficas e epistemológicas do Ensino de História no currículo da Educação Básica – 1° Webinário
• História e ensino de história
• Correntes e tendências pedagógicas da História
• Didática da história na perspectiva alemã
• Ensino de História e o Desenvolvimento da Ideia de Temporalidade
• Cidadania, Diversidade Cultural e Ensino de História
• Ensino de história e desenvolvimento do pensamento crítico
• O Ensino de História e suas contribuições para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular – 2° Webinário
• O ensino de história em discussão: os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
• O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental no Contexto da BNCC
• Livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: entre propostas estimulantes e abordagens tradicionais
• Ensino De História e o Mundo do Trabalho
• O saber histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades de uma aprendizagem significativa
• Ensino da História Geral e possibilidades didáticas
• Métodos e processos de ensino-aprendizagem Fundamental e Médio – 3° Webinário
• A História ensinada: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
• Imagens que educam: as ilustrações dos livros didáticos de história e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem
• Projeto educativo de História
• O Uso de Fontes Históricas do Ensino de História
• A prática de ensino em História Antiga
• Livros e materiais didáticos de história
• A História em seus sentidos, importâncias para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e aplicação de conhecimentos – 4° Webinário
• Psicologia Educacional
• Os educandos e a aprendizagem de conteúdos históricos: a aprendizagem significativa
• Ensino da História Local e a Construção da Identidade
• História e consciência histórica
• Orientações didáticas para o ensino de história nos anos iniciais: propostas curriculares e didático-metodológicas
• Novas linguagens no ensino de história: ressignificando os saberes escolares
• A produção de conhecimentos em História e possibilidades de diálogos interdisciplinares e multidisciplinares com demais componentes curriculares da Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais aplicadas – 5° Webinário
• Educação contemporânea: currículo, didática e planejamento a partir de um olhar sociológico
• Temas transversais e projetos didáticos no ensino de história
• Museus e arquivos: laboratórios de aprendizagem
• Ensino de história e educação patrimonial
• As categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar
• Diversidade Cultural e os Patrimônios Históricos da Humanidade
• Desafios e possibilidades para atuação da docência, no componente curricular de História, no Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica – 6° Webinário
• Ensinar história em tempos de memória
• O Livro Didático de História: Estratégias de Uso
• Ensino de História no Contexto da Lei 11.645/2008: Desafios e Possibilidades de Trabalho
• Organização dos conteúdos de história: os aspectos socioculturais e sua influência na prática docente
• A avaliação como processo de reconstrução do conhecimento: abordagens e perspectivas
• O saber histórico e o saber histórico escolar: limites e possibilidades na prática pedagógica
• Percurso do Ensino de História na Educação Básica – 7° Webinário
• História e História da Educação
• A nova sociologia da educação e sua implicação para a educação
• A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
• Disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado
• Identidade Cultural e Ensino de História no Brasil
• Tecnologias e Novos Suportes de Informação: Possibilidades para o Processo da Aprendizagem Histórica
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).