DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Especialização Lato Sensu em Especialização em Gestão em Educação a Distância tem o objetivo de oferecer ao pós-graduando as competências necessárias a fim de especializar e capacitar para atuar na área de Gestão em EAD. As escolas passam por uma transformação com a inserção de novas tecnologias para adaptar as formas de aprendizagem e de ensino tradicionais às demandas de uma geração digital. Neste ambiente, há necessidade imediata de profissionais com qualificação para suprir esta demanda, aptos a atuar nas diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O curso supre este campo de atuação com maior qualificação profissional e competência técnica e científica que este setor necessita.
Graduados nas áreas de educação e pedagogia e demais profissionais de nível superior interessados em atuar com gestão de Educação à Distância.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Introdução ao EAD – 1° Webinário
Unidade I – Ambientação na Aprendizagem Virtual
• Principais Conceitos da Educação a Distância
• Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD
• Ambiente Virtual de Aprendizagem
• Recursos Variados Que Auxiliam nos Estudos
Unidade II – Aprimorando a Leitura para a Autoaprendizagem
• A Leitura e Seus Estágios
• Os Estágios da Leitura nos Estudos
• Análise de Textos
• Elaboração de Sínteses
Unidade III – Aprimorando o Raciocínio para a Autoaprendizagem
• O Raciocínio Dedutivo
• O Raciocínio Indutivo
• O Raciocínio Abdutivo
• A Associação Lógica
Unidade IV – Ferramentas de Produtividade para a EAD
• Internet e Manipulação de Arquivos
• Como Trabalhar Com Processador de Texto?
• Como Fazer Apresentação de Slides?
• Como Trabalhar Com Planilhas de Cálculo?
• Perfil e Atribuições do Professor, do Tutor e do Aluno na Educação a Distância
• Avaliação em Educação a Distância
• Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
• Educação a Distância e as Novas Modalidades de Ensino – 2° Webinário
Unidade I – História e Evolução do Ensino Presencial ao Híbrido
• Ensino Presencial, Híbrido e a Distância
• Origem e Evolução Da EAD
• EAD no Ensino Superior
• EAD na Educação Básica e Profissional
Unidade II – Plataformas EAD e a Gestão do Conteúdo
• Plataformas EAD
• Gestão de Conteúdo em um AVA (Moodle)
• Gerenciamento de Estudantes em um AVA (Moodle)
• Avaliação em um AVA (Moodle)
Unidade III – Design de Conteúdos e Recursos Didáticos
• O Designer Educacional e Suas Funções na EAD
• Autoria e Curadoria de Conteúdos
• Objetos de Aprendizagem
• Recursos Didáticos Digitais
Unidade IV – A Tutoria, os Desafios e as Tendências da EAD
• Tutoria em EAD
• O Papel do Professor Diante das Novas Modalidades Educacionais
• Os Desafios da Implantação da EAD
• Tendências das Modalidades Educacionais
• Conceitos e evolução histórica da educação a distância
• Educação e Tecnologias – 3° Webinário
Unidade I – A Influência da TIC na Educação
• As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação
• As Tecnologias e a Mediação Escolar
• A Hipermídia, a Educação e a Psicologia da Aprendizagem
• A Influência da Tv Nos Processos Escolares
Unidade II – A Sociedade da Informação e a Educação
• As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Sociedade
• As Tecnologias Livres
• As Relações Presentes na Comunicação e Educação na Sociedade Contemporânea
• As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e os Impactos na Atualidade
Unidade III – Gamificação na Aprendizagem
• Gamificação na Educação
• A Aprendizagem Pela Gamificação
• Os Aplicativos no Ensino
• As Metodologias de Design de Jogos Educacionais
Unidade IV – Metodologias Ativas e Neuroeducação
• A Metodologia Ativa
• O Ensino Híbrido e Sala Invertida
• Ensino Por Projetos e Estudo de Caso
• A Neuroeducação
• Produção de Conteúdo para Educação à Distância – 4° Webinário
Unidade I – Fundamentos da EAD, Plataformas e Legislação
• História da EAD
• Conceitos e Definições Sobre EAD
• Plataformas e Tecnologias Para EAD
• Legislação e Políticas Públicas Para EAD
Unidade II – A Produção EAD Por Dentro
• Infraestrutura e Recursos Humanos Para Produção EAD
• O Designer Educacional na Produção EAD
• A Esteira de Produção de Conteúdos EAD
• Produção Interna Versus Externa de Conteúdo Para EAD
Unidade III – Design Instrucional e a Produção Editorial
• O Design Instrucional na Produção EAD
• Produção e Revisão Autoral
• Detecção de Plágios
• Revisão de Língua e ABNT
Unidade IV – Objetos de Aprendizagem Para EAD
• Bancos de Questões para EAD
• Atividades para EAD
• Games e Objetos Interativos de Aprendizagem Para EAD
• Vídeos e Podcasts Para EAD
• Metodologias Ativas – 5° Webinário
Unidade I – Metodologias Ativas E A Educação 4.0
• O Que São Metodologias Ativas
• A Educação 4.0 e o Mundo VUCA
• Aplicação das Metodologias Ativas na Sala de Aula
• Avaliação nos Processos que Utilizam as Metodologias Ativas
Unidade II – Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos
• Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL
• Problem Based Learning (PBL): Fundamentos da Metodologia
• Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP
• Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Principais Fundamentos de Projetos Pedagógicos
Unidade III – Ensino Adaptativo e Gamificação da Aprendizagem
• Ensino Adaptativo: Cenários e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
• Ensino Adaptativo: Experiências de Aplicação
• Aprendizagem Baseada em Gamese E Gamificação
• Aplicando Games e Gamificação à Aprendizagem
Unidade IV – Sala de Aula Invertida e o Design Thinking
• A Escola do Século XXI
• A Sala de Aula Invertida
• Origem e Evolução do Design Thinking
• Ferramentas Para Aplicação do Design Thinking
• Legislação e Gestão em Educação – 6° Webinário
• A Lei 9394/96 (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação no Brasil
• Legislação, Diretrizes e Políticas Públicas para a EAD
• A concepção de políticas públicas educacionais na atualidade
• Gestão pública na educação
• Modalidades de ensino e internet
• Instâncias administrativas e organizacionais
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).