DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Metodologias do Ensino da Matemática tem o intuito de instrumentalizar profissionais da área da educação para o ensino da Matemática, contextualizado com foco nas abordagens de ensino e na construção da prática pedagógica dentro das perspectivas atuais. A especialização é fundamental para que a prática docente seja eficaz no processo de ensino/aprendizagem e não tenha como foco uma mera reprodução dos conteúdos pré-estabelecidos para cada nível de ensino.
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Fundamentos da Educação – 1° Webinário
• Concepção de Educação
• Natureza e Especificidade da Educação
• Perspectivas Atuais da Educação
• Educação no Contexto das Políticas Públicas
• Pedagogia X Ciências da Educação
• Pedagogia X Andragogia
• Pedagogia e os Diversos Segmentos da Educação
• Educação X Cultura
• Pedagogia na Contemporaneidade
• Formação e Atuação do Pedagogo
• Perspectivas Profissionais do Pedagogo
• Educação no Contexto Mercadológico
• Pensadores dos Séculos XVIII, XIX e XX
• Concepções e Tendências Pedagógicas no Brasil
• Educação X Ideologia
• Educação e Tecnologia
• Política Pública e Educação – 2° Webinário
• História do Sistema Educacional Brasileiro
• Conceitos do Sistema Educacional Brasileiro
• Princípios do Sistema Educacional Brasileiro
• Características do Sistema Educacional Brasileiro
• Instâncias Administrativas e Organizacionais
• Declaração Universal dos Direitos Humanos
• Declaração da UNESCO/ONU Sobre Educação
• Constituição da República Federativa do Brasil
• Princípios e Finalidades da Educação Nacional
• Diretrizes e Bases da Educação
• Plano Nacional de Educação
• Diretrizes Nacionais Para a Educação Básica
• Financiamento da Educação Escolar
• Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
• Organização e Financiamento da Educação Profissional de Nível Médio
• Organização e Financiamento do Ensino Superior
• Metodologia do Ensino da Matemática – 3° Webinário
• Natureza do Conhecimento Matemático
• Tendências no Ensino da Matemática
• Metodologias Didáticas na Matemática
• Estratégias de Ensino e Uso de Materiais Didáticos
• Número e Suas Funções
• Sistemas de Numeração
• Números Naturais
• Números Fracionários e Decimais
• Medidas
• Geometria
• Percepção Espacial
• Figuras Geométricas Planas e Espaciais
• Conexões da Matemática Com Outras Áreas do Conhecimento
• Matemática e o Cotidiano
• Uso da Literatura Infantil
• Materiais Diversos no Estudo da Matemática
• Educação Financeira – 4° Webinário
• Educação Financeira e Finanças Pessoais
• Orçamento Pessoal e Familiar
• Fluxo de Caixa Familiar – Receitas, Despesas, Gastos e Investimentos
• Como Evitar e Sair do Endividamento
• Diagnóstico Financeiro Pessoal
• Processo de Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
• Tecnologias Aplicadas às Finanças Pessoais
• Finanças Pessoais e Empresariais: Dicas Para Microempresários
• Metodologias Ativas na Educação Financeira
• Educação Financeira e a BNCC
• Objetos de Aprendizagem Para a Educação Financeira em EAD
• Como Envolver a Família na Educação Financeira
• O Docente na Educação Financeira
• Educação Financeira da Infância ao Ensino Médio
• Educação Financeira Para Jovens e Adultos
• Educação Financeira no Ensino Superior
• Instrumentos Avaliativos das Linguagens e Processos Lógicos-Matemáticos – 5° Webinário
• Natureza do Conhecimento Lógico-Matemático
• Piaget e Sua Importância Para o Desenvolvimento Infantil
• Vygotsky e Sua Contribuição Para a Educação
• Aprendizagem E Desenvolvimento em Piaget E Vygotsky
• Teorias Psicológicas Contemporâneas do Desenvolvimento e Aprendizagem
• Estudos Psicogenéticos e Cognitivistas
• Educação Matemática
• Educação Matemática e a Construção do Número Pela Criança
• Representações Simbólicas Espontâneas Infantis
• Apropriação da Linguagem dos Signos Matemáticos Pela Criança
• Sistemas de Numeração
• Construção do Sistema de Numeração Decimal
• Ensino das Operações Fundamentais
• Ensino das Operações Fundamentais Para Criança
• Avaliação e Instrumentos Avaliativos em Matemática
• Importância Social da Matemática
• Tendências Atuais do Ensino de Matemática – 6° Webinário
• A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de matemática
• Tendências atuais de ensino e educação matemática
• Jogos no ensino de matemática
• Matemática para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
• Literatura infantil e ensino da matemática
• Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da matemática
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).