DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
No contexto atual, em que professores e alunos são vistos como parceiros no processo de ensino e aprendizagem, percebe-se que a formação inicial dos pedagogos, muitas vezes, não os prepara para essa educação não tradicional. Portanto, a Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas na educação busca construir conhecimentos, que ampliem a visão pedagógica com fundamentação teórico-metodológica, e que possibilite atuação profissional de modo crítico sobre os diferentes problemas que envolvam o uso de metodologias ativas de aprendizagem em diferentes espaços de promoção de saberes, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na Educação Presencial ou a Distância.
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Projetos, Planejamento e Saberes na Docência Superior – 1° Webinário
Disciplina 1: Construção de Projetos Pedagógicos
• Pedagogia de Projetos
• Aprendizagem baseada em projetos e em problemas
• Como implementar projetos na sala de aula
Disciplina 2: Princípios do Planejamento Educacional
• Tipos de Planejamento Educacional
• Planejamento estratégico na gestão educacional
• Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente
Disciplina 3: Saberes, Complexidade e Globalização
• Globalização: interpretando e compreendendo a realidade.
• Ensinando a complexidade
• Formação do saber na era da sociedade do conhecimento
• Ensino Híbrido, Novas Tecnologias e Metodologias Ativas na Prática Docente – 2° Webinário
Disciplina 1: O Ensino Híbrido e a Educação Contemporânea
• Modelo híbrido de ensino e aprendizagem
• Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
• Aprendizagem colaborativa na Educação a Distância com o uso das tecnologias da Web
Disciplina 2: Práticas Docentes e as Novas Tecnologias
• A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
• O processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital
• Objetos de Aprendizagem
Disciplina 3: Metodologias Ativas e a Avaliação
• Brainwriting/Brainstorm
• O processo de avaliação
• Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
• Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – 3° Webinário
Disciplina 1: Diversidade e Direitos Humanos na Educação
• Diversidade e Educação
• Diversidade e Inclusão
• Declaração Universal dos direitos humanos
Disciplina 2: Novas Competências para o Professor do Século XXI
• Formação de Professores e Exercício Profissional
• A construção de uma nova identidade docente e a formação de professores
• Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente
Disciplina 3: Práticas Ativas em Aulas Tradicionais
• Estratégias para aprendizagem ativa em aulas expositivas
• Ação em aulas expositivas
• Conceitos e Estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem: alguns aspectos para reflexão
• Aprendizagem em Diferentes Contextos – 4° Webinário
Disciplina 1: Teorias Contemporâneas da Aprendizagem
• Teorias da Aprendizagem
• Redes de Conhecimento
• Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa
Disciplina 2: Aprendizagem Organizacional
• Aprendizagem Organizacional
• Estilos de Aprendizagem
• Educação Corporativa: Conexão entre Aprendizado e Gestão do Conhecimento
Disciplina 3: Aprendizagem por Competência
• Currículo e Educação por Competências
• Gestão Estratégica de Competências
• Trilhas de Aprendizagem como Organização Curricular
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).