[Black Friday FGS] Garanta 25% OFF com o cupom EXTRA25L. Mais informações: (32) 3112-1007

Pós 100% On-line > Especialização em Neuroeducação.

Especialização em Neuroeducação

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

DATA DE INÍCIO:
10/12/2023

Vamos dar o próximo passo? Preencha o formulário abaixo e comece sua jornada de pós on-line conosco.

> Objetivo do Curso

A Especialização Lato Sensu capacita o profissional da educação a compreender e articular conhecimentos sobre o campo interdisciplinar da Neuroeducação, de forma que possa aplicar em sua prática pedagógica para uma atuação mais eficaz. Neste contexto, a especialização apresenta os conceitos da Neuroeducação e as possibilidades da atuação interdisciplinar. Propicia uma formação na área da psicomotricidade e do desenvolvimento psicomotor, para que os profissionais da educação atuem de forma eficaz, e desenvolve nos profissionais da educação a aptidão para trabalhar com jogos, brincadeiras e didática aplicadas a Neuroeducação. Além disto, fornece subsídios para que os profissionais da educação compreendam a convergência entre a Neuroeducação e as tecnologias educacionais.

> Para quem é indicado o curso?

Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.

> Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

> Conteúdo Prático Presencial

(Apenas para modalidade Semipresencial)

> Coordenador(a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires

> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Unidade I – Fundamentos da Psicologia

  • Origem e Influências Filosóficas da Psicologia
  • Psicologia Científica: Métodos Descritivo, Correlacional e Experimental
  • Psicologia Científica: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
  • Objeto de Estudo da Psicologia

Unidade II – Psicopedagogia

  • Origem da Psicopedagogia
  • Concepções Teóricas da Psicopedagogia
  • Psicopedagogia na Prática
  • Atuação do Psicopedagogo no Mercado

Unidade III – Desenvolvimento do Psiquismo Humano

  • O Que é Psiquismo Humano
  • Fatores Que Impactam o Desenvolvimento do Psiquismo
  • Processos e Constituição do Psiquismo Humano
  • Pensamento e Linguagem do Desenvolvimento Humano

Unidade IV – Desenvolvimento e Aprendizagem

  • Teorias do Desenvolvimento
  • O Humanismo
  • Psicanálise
  • Aprendizagem na Adolescência

Unidade I – Fundamentos da Neuroeducação

  • Construção do Conhecimento na Neuroeducação
  • Interdisciplinaridade e a Construção do Conhecimento na Neuroeducação
  • Ciência, Neurociência e Neuroeducação
  • Cultura, Arte e Neuroeducação

Unidade II – Epistemologia da Neuroeducação: Genética e Histórica

  • Epistemologia e Ciência: Caminhos Para a Neuroeducação
  • Perspectivas da Epistemologia e a Neuroeducação
  • Epistemologia Genética de Jean Piaget
  • Epistemologia Histórica de Bachelard

Unidade III – Epistemologia Arqueológica, Racionalista, Crítica e Cognitiva

  • Epistemologia Arqueológica de Foucault
  • Epistemologia Racionalista Crítica de Popper
  • Epistemologia Crítica de Habermas
  • Psicologia Cognitiva

Unidade IV – Complexidade e Psicologia Histórico-Cultural da Neuroeducação

  • Teoria da Complexidade
  • Psicologia Histórico-Cultural
  • Construção do Conhecimento na Neuroeducação
  • Caminhos Para a Neuroeducação

Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança

  • Desenvolvimento Motor
  • Desenvolvimento Motor da Criança
  • Reflexos Infantis
  • Habilidades Motoras Rudimentares

Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança

  • Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
  • Locomoção
  • Equilibração e Manipulação
  • Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes

  • Habilidades Especializadas
  • Combinação de Movimentos
  • Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
  • Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes

Unidade IV – Aprendizagem Motora

  • Aprendizagem Motora
  • Fatores Intervenientes
  • Resultados da Aprendizagem Motora
  • Transferência de Aprendizagem (TA)

Unidade I – Fundamentos da Psicomotricidade

  • Psicomotricidade
  • Elementos Base da Psicomotricidade
  • Diferentes Abordagens Psicomotoras, Teoria e Prática
  • Hemisférios Cerebrais na Psicomotricidade

Unidade II – Psicomotricidade Clínica

  • Simbolização do Corpo
  • Contribuições da Fisioterapia, Medicina e Psicologia Para a Psicomotricidade
  • Pensamento Clínico nas Atividades em Psicomotricidade
  • Maturação e Implicações Neurológicas Para a Motricidade Humana

Unidade III – Psicomotricidade e a Educação

  • Gerontomotricidade e a Psicomotricidade na Educação Especial
  • Avaliação Psicomotora
  • Influências na Psicomotricidade
  • Afetividade nas Intervenções Psicomotoras

Unidade IV – Terapêutica Psicomotora

  • Vivências em Psicomotricidade e o Trabalho com Família
  • Técnicas Para Reabilitação Psicomotora
  • Educação e Reeducação Psicomotora
  • O Psicólogo na Reabilitação Psicomotora

Unidade I – História e Fundamentos da Ludicidade

  • Estudo Histórico da Ludicidade
  • Aspectos Históricos
  • Origens dos Jogos e Brincadeiras
  • Jogos e Brincadeiras Para os Teóricos

Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação

  • O Lúdico Como Prática Cultural
  • O Brincar em Diversas Culturas
  • O Lúdico Como Fonte de Compreensão do Mundo
  • O Lúdico e o Papel na Educação

Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação

  • O Jogo Simbólico da Criança
  • Brincar Livre e Brincar Coordenado
  • O Papel da Brincadeira na Educação Infantil
  • Jogos e Brincadeiras Adequados às Faixas Etárias

Unidade IV – Técnicas Lúdicas Para Ensinar E Aprender

  • Brincar com Papéis de Faz de Conta
  • Aprender a Ensinar pelo Lúdico
  • O Cérebro e a Brincadeira
  • Tipos de Jogos e Brincadeiras Lúdicas

Unidade I – Educação e Tecnologia

  • Definição de Tecnologias Educacionais
  • Tecnologias Educacionais e as Relações no Processo Cognitivo
  • Racionalidade Instrumental e Determinismo Tecnológico
  • Desafios Relacionados às Tecnologias Educacionais

Unidade II – Tecnologias Educacionais e o Docente

  • Interface das Tecnologias Educacionais e o Docente
  • Ação Docente, Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
  • Cidadania Digital: a Prática Docente Reflexiva
  • Desenvolvimento Profissional

Unidade III – Neuroeducação na Escola e na Aprendizagem

  • Surgimento da Neuroeducação
  • A Neuroeducação Aplicada na Escola
  • Estilos de Aprendizagem
  • Proposta de Aprendizagem Diferenciada

Unidade IV – Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais

  • Neuroeducação e as Doenças e Distúrbios da Mente
  • Neuroeducação na Dislexia, Discalculia, Gagueira, Desordem de Atenção e Hiperatividade
  • Neuroeducação e os Distúrbios Mentais e Motoras
  • Programa de Neuroeducação para a Felicidade

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês

• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

Utilize nosso cupom

EXTRA25L

25%
OFF

PLANO DE PAGAMENTO ESPECIAL

Mensalidades a partir de:

14

x R$185,71

25% OFF

14

x R$139,28

Taxa de matrícula de R$49,00

black

friday

PÓS COM 25%OFF?
TEMOS!

INSCREVA-SE JÁ COM O CUPOM

EXTRA25L E APROVEITE