DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
O curso de Pós-Graduação em Pedagogia de Projetos tem o intuito de fazer com que os profissionais da educação conheçam e experienciem uma forma de organização curricular em que não são os protagonistas, já que os alunos são instigados a explorar a realidade, por meio das relações entre as áreas de conhecimentos. A educação tradicional, na qual professor é tomado como o centro do processo de ensino/aprendizagem não deve ser mais uma realidade, devendo o aluno ser considerado o protagonista.
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Unidade I – Educação: Concepção e Políticas Públicas
Concepção de Educação
Natureza e Especificidade da Educação
Perspectivas Atuais da Educação
Educação no Contexto das Políticas Públicas
Unidade II – Pedagogia, Educação e Cultura
Pedagogia X Ciências da Educação
Pedagogia X Andragogia
Pedagogia e os Diversos Segmentos da Educação
Educação X Cultura
Unidade III – A Carreira de Pedagogia
Pedagogia na Contemporaneidade
Formação e Atuação do Pedagogo
Perspectivas Profissionais do Pedagogo
Educação no Contexto Mercadológico
Unidade IV – Perspectivas da Educação Ideológica e Tecnológica
Pensadores dos Séculos XVIII, XIX e XX
Concepções e Tendências Pedagógicas no Brasil
Educação X Ideologia
Educação e Tecnologia
Unidade I – Currículo, BNCC, Educação Profissional e Superior
Conceitos de Currículo e a História Das Disciplinas Escolares
Trajetória Histórica do Currículo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino Profissionalizante e Educação Superior
Unidade II – Currículo: Tipos e Concepções
O Currículo
Diferentes Tipos de Currículo: Diálogos e Conflitos
Currículo e as Políticas Públicas
O Currículo Como Produção Social e o Currículo Oculto
Unidade III – Currículo Por Competências e Itinerários
Seleção e Organização dos Conteúdos Curriculares na Escola
O Currículo Numa Abordagem Por Competências
Itinerários Formativos e Flexibilidade Curricular
Métricas e Cargas Horárias Curriculares
Unidade IV– Projetos Pedagógicos
Conceitos e Definições de Projetos Pedagógicos
Estruturação de um Projeto Pedagógico Curricular
Documentos Acessórios do Projeto Pedagógico Curricular
Tendências Curriculares no Brasil
Unidade I
Conceito e Histórico da Educação Popular
O Saber Surge e Circula
Terminologia Popular
Educação Popular Hoje
Unidade II
Senso Comum e a Construção Científica da Educação Popular
Competências e Virtudes dos Educadores
Metodologias na Educação Popular
Conceito de Comunidade
Unidade III
Projetos Multidisciplinares e a Educação Popular
Etapas e Objetivos dos Projetos Multidisciplinares
Percepção dos Educadores
Avaliação na Perspectiva da Educação Popular
Unidade IV
O Papel da Educação Junto aos Setores Populares
Superação de Barreiras Escolares e a Educação Popular
Desafios da Educação Popular Atualmente
Tendências da Educação Popular no Cenário Político-Social Brasileiro
Unidade I
Senso Comum e a Construção Científica da Educação Popular
Competências e Virtudes dos Educadores
Metodologias na Educação Popular
Conceito de Comunidade
Unidade II
Projetos Multidisciplinares e a Educação Popular
Etapas e objetivos dos Projetos Multidisciplinares
Percepção dos educadores
Avaliação na Perspectiva da Educação Popular
Unidade III
O Papel da Educação junto aos Setores Populares
Superação de barreiras escolares e a Educação Popular
Desafios da Educação Popular atualmente
Tendências da Educação Popular no Cenário Político-Social Brasileiro
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.