DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu tem o objetivo de capacitar o profissional da Educação para que possa identificar se há transtornos e problemas na aprendizagem, de forma que consiga informações para auxiliar na realização de um diagnóstico para uma prática pedagógica condizente com a realidade em que atua. Neste contexto, o curso propicia elementos necessários à identificação de problemas e transtornos na aprendizagem e subsídios para a compreensão da importância de uma atuação docente interdisciplinar para o sucesso do processo educativo. A especialização busca desenvolver no profissional da educação o olhar atento aos aspectos da realidade de sua sala de aula, dos seus alunos e fornecer subsídios para que o profissional da educação saiba lidar com o TGD na sua escola, na sua sala de aula.
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Educação Especial no Mundo
Educação Especial no Brasil
Disciplina 3: Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
Disciplina 4: Educação Especial X Educação Inclusiva
Princípios e Fundamentos de Uma Escola Inclusiva
Adaptações Curriculares Para a Inclusão
Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
Capacitação Docente Para Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: a Diversidade na Aprendizagem
Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva
Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
Família e Escola no Processo de Inclusão
Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
Salas de Recursos Multifuncionais
Avaliação Tradicional Versus a Avaliação Inclusiva
Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.