DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Gestão de Varejo e Mercado Consumidor tem como objetivo geral, capacitar o participante para o uso de ferramentas de gestão modernas, que envolvem varejo, marketing e vendas, aplicadas ao setor de alimentos, de forma a se tornar mais competitivo neste mercado em expansão.
Devido à amplitude do agronegócio brasileiro e também por abordar diferentes áreas do conhecimento, as quais seja, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e engenharia, o curso é voltado para:
Profissionais com formação superior nas áreas de ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e engenharia e para profissionais que atuam ou gostariam de atuar no agronegócio brasileiro: indústria de insumos, máquinas, cooperativas, agroindústrias, produtores, comércio e distribuição.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Dimensão do agronegócio no Brasil
• Cadeia de produção agroindustrial
• Sistemas agroindustriais
• Agronegócios e a economia mundial
• O produto e os sistemas operacionais em propriedades agrícolas
• Agricultura Familiar
• Mercado Internacional no Agronegócio
• O papel da Organização Mundial do Comércio
• Balança comercial brasileira
• As cadeias globais de valor e a pauta exportadora do agronegócio brasileiro
• Panorama do Agronegócio brasileiro e mundial nas cadeias produtivas laranja, café, cacau e soja
• Panorama do agronegócio brasileiro e mundial nas cadeias produtivas de cana-de-açúcar e de carnes suína, bovina e de frango
• Panorama do Agronegócio brasileiro e mundial nas cadeias produtivas algodão, arroz, milho
• A forte expansão do comércio internacional
• Globalização e formação de blocos econômicos
• Canais de comercialização para o produtor rural
• Avaliação dos canais de comercialização para produtos agrícolas
• Comércio e mercado consumidor de produtos do agronegócio
• Análise situacional de complexos agroindustriais
• Marketing no Agronegócio
• Direcionadores e desafios do Agronegócio
• Tendências no agronegócio
• Tendências mundiais de produção e consumo
• As estratégias governamentais e a integração com o setor produtivo no Brasil
• Novas tendências no agronegócio cooperativo
• Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável
• A produção e o consumidor
• Comportamento do consumidor
• As diferentes influências sobre o comportamento do consumidor
• Definindo o comportamento do consumidor, sua importância e implicações para o marketing
• Diferenças entre indivíduos, famílias e organizações no processo de decisão
• Informações sobre as variáveis de decisão de marketing
• Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado
• Tendências em comportamento de consumo
• Análise do Comportamento do consumidor
• Fundamentos do comportamento do consumidor
• Objetivos e papel da psicologia no comportamento do consumidor
• Interferência no comportamento do consumidor
• O monitoramento ambiental nas organizações e a construção de cenários
• Comportamento do consumidor em relação a preços, ofertas e promoções
• Programas de fidelidade
• Segmentação e posicionamento
• Neuromarketing e propaganda
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.