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Pós 100% On-line > Atendimento na Unidade Básica de Saúde em Enfermagem.

Atendimento na Unidade Básica de Saúde em Enfermagem

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

DATA DE INÍCIO:
10/12/2023

Vamos dar o próximo passo? Preencha o formulário abaixo e comece sua jornada de pós on-line conosco.

> Como funciona a nossa Pós-graduação

> Objetivo do Curso

O curso de Especialização Lato Sensu em Atendimento na Unidade Básica de Saúde – Enfermagem, prepara o pós-graduando para trabalhar nas UBS, adquirindo conhecimentos e competências importantes para o exercício profissional em sua especialidade. O curso abordará temas como imunologia e microbiologia, documentação hospitalar, saúde da família, sistema de saúde e organização da atenção básica, regulação, controle, avaliação, auditoria, política e sistemas de informação de saúde, gerenciamento de perigos e riscos à saúde, entre outros temas relevantes.

> Para quem é indicado o curso?

Se você é enfermeiro(a) graduado(a), poderá cursar a pós-graduação Lato Sensu em Atendimento na Unidade Básica de Saúde – Enfermagem, um curso indicado para quem deseja aproveitar as inúmeras vagas de trabalho disponíveis em Unidades básicas de saúde.

> Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

> Conteúdo Prático Presencial

(Apenas para modalidade Semipresencial)

> Coordenador(a) do Curso

Érika Bicalho de Almeida Brugger

> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Unidade I – Diversidade Cultural e Étnico-Racial

  • Diversidade Cultural na Formação Humana e Nacional
  • Discurso Pedagógico da Diversidade
  • Introdução a Educação Étnico-Racial
  • Fundamentos Legais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais

 

Unidade II – A Formação Étnico-Racial do Brasil

  • Histórias, Culturas e Sociedades Africanas
  • O Negro na Sociedade Brasileira e Suas Contribuições
  • Sociedades Ameríndias e Os Povos Indígenas do Brasil
  • As Contribuições dos Povos Indígenas à Sociedade Brasileira

 

Unidade III – Diversidade Cultural

  • A Diversidade Cultural e o Respeito às Diferenças
  • A Diversidade Cultural Brasileira e a Prática Docente
  • Práticas Pedagógicas Para as Semelhanças e Diferenças
  • O Papel do Educador Diante da Diversidade Cultural

 

Unidade IV – Relações Étnico-Raciais na Educação

  • A Escola Como Espaço Privilegiado de Encontro das Diferenças
  • Metodologia de Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais
  • Produzindo uma Educação Voltada às Relações Étnico-Raciais
  • Currículos e a Diversidade Cultural e Étnico-Racial

Unidade I

  • Riscos Ocupacionais e Otimização do Ambiente Laboral
  • Abordagem Ergonômica do Trabalho
  • Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRS)
  • Considerações Críticas e Limites da Ergonomia

 

Unidade II

  • Evolução Histórica da Segurança do Trabalho
  • Segurança no Trabalho
  • Classificação dos Riscos Ocupacionais
  • Vigilância em Saúde e a Saúde do Trabalhador

 

Unidade III

  • Investigação dos Acidentes e Incidentes de Trabalho
  • Avaliação dos Acidentes e Incidentes de Trabalho
  • Teorias Sobre Acidentes
  • Embargo e Interdição

 

Unidade IV

  • Qualidade no Sistema de Gestão da Segurança Ocupacional
  • Certificação e Acreditação
  • Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
  • SESMT e CIPA

 

Unidade I – Fundamentos e História dos Sistemas de Saúde

  • Conceitos de Saúde Durante a História
  • História da Previdência Social e da Saúde Coletiva
  • História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil
  • História dos Sistemas de Saúde de Outros Países

 

Unidade II – Sistema Único de Saúde (SUS)

  • Criação do Sus
  • Princípios e Diretrizes do SUS
  • Financiamento do SUS
  • Regulação em Saúde

 

Unidade III – Regulação e Aspectos Econômicos da Saúde

  • Instrumentos de Regulação em Saúde
  • Níveis de Complexidade e Forma de Liberação
  • Impactos da Indústria da Saúde em Diversas Áreas
  • Consequências Econômicas da Doença

 

Unidade IV – Epidemias e Outros Desafios da Saúde Pública

  • Indicadores Epidemiológicos
  • Trabalho em Saúde
  • Dicotomia Público Privada
  • Avanços e Desafios do Sus

Unidade I – Morbimortidade Feminina

  • Morbimortalidade Reprodutiva e Ginecológica
  • Tipos de Morbidade
  • Implicações Psicofisiológicas da Menstruação e Gestação
  • Assistência de Equipes Multidisciplinares

 

Unidade II – Planejamento Familiar e a Saúde da Família

  • Programa Rede Cegonha
  • Planejamento Familiar
  • Cuidado Com os Principais Agravos da Saúde da Mulher
  • Problemática da Saúde da Criança e do Adolescente no Brasil

 

Unidade III – Saúde da Criança e do Adolescente

  • Indicadores de Morbimortalidade Nacionais em Saúde da Criança
  • Determinantes de Morbimortalidade Infantil e Juvenil
  • Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente
  • Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente nas Unidades de ESF

 

Unidade IV – Atenção Básica à Saúde da Família

  • Membros da Equipe de Saúde e da Família
  • Promoção e Proteção do Crescimento e Desenvolvimento Infantil
  • Ações da Clínica e do Cuidado nos Principais Agravos da Saúde da Criança e do Adolescente
  • Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

 

Unidade I – Atenção Básica à Saúde do Homem

  • Atenção à Saúde
  • Políticas de Saúde Para Públicos Específicos
  • Saúde do Homem
  • Condições Crônicas de Saúde

 

Unidade II – Atenção Básica à Saúde do Idoso

  • Pactos Políticos e Programas
  • Contexto Sociopolítico da Atenção à Saúde do Idoso no Brasil
  • Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa
  • Indicadores de Envelhecimento no Idoso

 

Unidade III – Relação Médico-Paciente e a Saúde da Família

  • Relação Médico Paciente
  • Relação Médico Paciente e a Atenção Humanizada
  • Estratégias de Saúde da Família
  • Núcleos de Apoio e Assistência

 

Unidade IV – Políticas Públicas Para a Saúde da Família e do Homem

  • Família Como Centralidade nas Políticas Públicas
  • Envelhecimento Biopsicossocial e Ambiental
  • Planejamento de Ações na Saúde
  • Avaliação de Ações/Riscos em Saúde do Homem

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês

• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

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Taxa de matrícula de R$49,00

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