DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
A Especialização Lato Sensu em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem busca proporcionar aos profissionais da educação o aprofundamento em conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, auxiliando na compreensão e condução das estratégias didático-metodológicas que possibilitem a implementação e desenvolvimento de um processo educativo de qualidade.
Graduados em Psicologia, graduados em Pedagogia, e nas demais áreas de Saúde, interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos a essa área.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
• Psicologia da Aprendizagem – 1° Webinário
Unidade I – Fundamentos da Psicologia
• Origem e Influências Filosóficas da Psicologia
• Psicologia Científica: Métodos Descritivo, Correlacional e Experimental
• Psicologia Científica: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
• Objeto de Estudo da Psicologia
Unidade II – Psicopedagogia
• Origem da Psicopedagogia
• Concepções Teóricas da Psicopedagogia
• Psicopedagogia na Prática
• Atuação do Psicopedagogo no Mercado
Unidade III – Desenvolvimento do Psiquismo Humano
• O Que é Psiquismo Humano
• Fatores Que Impactam o Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos e Constituição do Psiquismo Humano
• Pensamento e Linguagem do Desenvolvimento Humano
Unidade IV – Desenvolvimento e Aprendizagem
• Teorias do Desenvolvimento
• O Humanismo
• Psicanálise
• Aprendizagem na Adolescência
• Psicologia do Desenvolvimento – 2° Webinário
Unidade I – História da Psicologia
• História da Psicologia
• Origem da Psicologia Moderna
• Objeto de Estudo da Psicologia
• Escolas Psicológicas
Unidade II – Psicologia na Educação
• Evolução Histórica da Psicologia da Educação
• Concepções de Psicologia da Educação
• Noções de Psicopedagogia
• Noções de Neuropsicopedagogia
Unidade IIII – Desenvolvimento, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
• Fatores Que Influenciam no Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos Mentais e a Constituição do Psiquismo Humano
• Transtornos Mentais e o Desenvolvimento da Aprendizagem
• Distúrbios Fisiológicos e o Desenvolvimento da Aprendizagem
Unidade IV – Desenvolvimento da Aprendizagem ao Longo da Vida
• Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
• Psiquismo da Criança Frente ao Processo de Aprendizagem
• Psiquismo na Adolescência e a Aprendizagem
• Andragogia e Psicologia da Aprendizagem em Fase Adulta
• Processos Cognitivos e Aprendizagem – 3° Webinário
Unidade I – Processos e Problemas de Aprendizagem
• Linguagem e Cognição
• Processo de Aprendizagem Sob o Foco Cognitivo
• Problemas de Aprendizagem, Avaliação e Intervenção
• Aspectos Psicossociais e Cognitivos
Unidade II – Atenção, Percepção, Memória e Emoção
• Atenção, Percepção e Memória
• Emoção, Conceitos e Categorização
• Resolução de Problemas e Linguagem
• Processo Escolar de Ensino-Aprendizagem
Unidade III – Teorias e Abordagens da Aprendizagem
• Abordagens Comportamentalista e Cognitivista
• Abordagens Humanista, Empirista e Inatista
• Teoria da Aprendizagem Gestalt
• Teoria da Aprendizagem Representativa, Cognitiva e Social
Unidade IV – Processos de Aprendizagem e a Avaliação
• Processos, Objetivos e Domínios da Aprendizagem
• Aprendizagem Versus Representação
• Avaliação nos Processos de Ensino-Aprendizagem
• Dificuldades, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem
• Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem – 4° Webinário
Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor Da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares
Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Crianças
• Locomoção
• Equilibração E Manipulação
• Problemas Do Desenvolvimento Neuropsicomotor
Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação De Movimentos
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Crianças
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Adolescentes
Unidade IV – Aprendizagem Motora
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados Da Aprendizagem Motora
• Transferência De Aprendizagem (Ta)
• Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem – 5° Webinário
Unidade I – Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão
• Distúrbios Da Aprendizagem
• Transtorno, Distúrbio E Dificuldade De Aprendizagem
• Características Dos Distúrbios De Aprendizagem
• Processo De Inclusão E Os Distúrbios De Aprendizagem
Unidade II – Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
• Transtornos E Distúrbios Relacionados À Aprendizagem
• Transtorno Do Espectro Autista (Tea)
• Tda/H E Tod
• Transtornos Específicos Da Aprendizagem
Unidade III – Aspectos Neuropsicológicos e a Psicopedagogia
• Fundamentos Da Neuropsicologia
• Aspectos Neuropsicológicos E Aprendizagem
• Aspectos Neuropsicológicos E As Dificuldades De Aprendizagem
• Evidências Neurológicas Na Intervenção Psicopedagógica
Unidade IV – Dificuldades de Aprendizagem e a Psicopedagogia
• Conceitos E Limites Da Abordagem Psicopedagógica
• Principais Teorias Para A Abordagem Psicopedagógica
• Epistemologia Convergente De Jorge Visca
• Abordagem Centrada Na Pessoa E A Psicopedagogia
Unidade I – Educação Especial No Brasil E No Mundo
• Educação Especial No Mundo
• Educação Especial No Brasil
• Legislação Da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva
Unidade II – Fundamentos Da Educação Inclusiva
• Princípios E Fundamentos De Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para A Inclusão
• Os Desafios Dos Professores Na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva
Unidade III – Implementando A Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: A Diversidade Na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais E A Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
• Família E Escola No Processo De Inclusão
Unidade IV – Tecnologias E Recursos Para A Inclusão
• Tecnologia Assistiva Na Educação Inclusiva
• Salas De Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus A Avaliação Inclusiva
• Deficiências E Transtornos Objeto Da Educação Inclusiva
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.