[Black Friday FGS] Garanta 25% OFF com o cupom EXTRA25L. Mais informações: (32) 3112-1007

Pós 100% On-line > Especialização em Psicologia Escolar.

Especialização em Psicologia Escolar

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

DATA DE INÍCIO:
10/12/2023

Vamos dar o próximo passo? Preencha o formulário abaixo e comece sua jornada de pós on-line conosco.

> Como funciona a nossa Pós-graduação

> Objetivo do Curso

A Pós-Graduação em Psicologia Escolar auxilia o pós-graduando no desenvolvimento global, direcionando seu trabalho à prevenção de fenômenos danosos aos seres humanos, por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos. A especialização em Psicologia Escolar é um campo vasto que aplica diversos princípios, entre eles a psicologia do desenvolvimento, a psicologia clínica, psicologia educacional, análise do comportamento entre outras disciplinas afins. A especialização tem o objetivo de atender às necessidades de aprendizagem e saúde comportamental de crianças e adolescentes.

> Para quem é indicado o curso?

Psicólogos inscritos no CRP.

> Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

> Conteúdo Prático Presencial

(Apenas para modalidade Semipresencial)

> Coordenador(a) do Curso

Shirlene Vianna Moreira
Laura de Souza Bechara Secchin

> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Unidade I – História Da Construção Da Infância

  • Definição de Infância
  • História da Criança
  • Construção da Infância
  • História da Educação de Criança de 0 A 5 Anos

 

Unidade II – A Criança E O Amparo Legal

  • Criança como Sujeito Histórico Crítico
  • Dimensão Política sobre a Educação Da Criança
  • Aspectos Legais que amparam a Criança
  • Aspectos Legais da Educação Infantil

 

Unidade III – Aspectos Pedagógicos Da Educação Infantil

  • Afetividade e Infância
  • Interações Sociais e Infância
  • Didática da Infância
  • Processo de Avaliação na Educação Infantil

 

Unidade IV – Aspectos Docentes E de Gestão Escolar na Educação Infantil

  • O Professor na Educação Infantil
  • Aspectos Nutricionais e Culturais na Educação Infantil
  • Educação Infantil X Família
  • Tendências para a Educação Infantil
  • Atuação Do Psicólogo No Âmbito Educacional
  • Desenvolvimento Da Criança Na Escola: Aspectos Físicos, Emocionais E Cognitivos
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social E Cognitivo Na 1ª Infância (0-2 Anos)
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social E Cognitivo Na 2ª Infância (3-6 Anos)
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social E Cognitivo Na 3ª Infância (7-11 Anos)
  • O Amadurecimento Da Infância: Início Da Adolescência

 

  • Teorias da Aprendizagem
  • Aprendizagem
  • O Papel da Linguagem No Desenvolvimento e na Aprendizagem
  • Relação entre a Aprendizagem e o Desenvolvimento
  • Afetividade e Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Concepções Construtivistas e a Diversidade
  • Principais Abordagens sobre a Aprendizagem

 

  • Principais Contextos Sociais que Influenciam d Desenvolvimento Socioemocional das Crianças e Adolescentes
  • Diferenças de Gênero e Educação
  • O Processo de Constituição do Conhecimento no Ser Humano
  • Temas em Psicologia da Educação: Motivação, Percepção, Inteligência, Vida Afetiva, Representações Sociais e Identidade
  • Determinação e Formas de avaliar a Inteligência

Unidade I: Educação e Tecnologia

  • Definição de Tecnologias Educacionais
  • Educação e Tecnologia
  • Tecnologias Educacionais e as Relações no Processo Cognitivo
  • Racionalidade Instrumental e Determinismo Tecnológico
  • Desafios Relacionados às Tecnologias Educacionais

 

Unidade II: Tecnologia Educacionais e os Docentes

  • Interface das Tecnologias Educacionais e o Docente
  • Ação Docente, Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
  • Cidadania Digital: a Prática Docente Reflexiva
  • Desenvolvimento Profissional
  • Surgimento da Neuroeducação

 

Unidade III: Neuroeducação Na Escola e na Aprendizagem

  • A Neuroeducação Aplicada na Escola
  • Estilos de Aprendizagem
  • Proposta de Aprendizagem Diferenciada
  • Neuroeducação e as Doenças e Distúrbios da Mente

 

Unidade IV -Temas em Psicologia da Educação

  • Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais
  • Neuroeducação na Dislexia, Discalculia, Gagueira, Desordem de Atenção e Hiperatividade
  • Neuroeducação e os Distúrbios Mentais e Motoras
  • Programa de Neuroeducação para a Felicidade

 

Unidade I

  • Educação Especial no Mundo
  • Educação Especial no Brasil
  • Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
  • Educação Especial X Educação Inclusiva

 

Unidade II:  Fundamentos da Educação Inclusiva

  • Princípios e Fundamentos de uma Escola Inclusiva
  • Adaptações Curriculares para a Inclusão
  • Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
  • Capacitação Docente Para Educação Inclusiva

 

Unidade III: Implementando A Educação Inclusiva

  • Educação Inclusiva: A Diversidade na Aprendizagem
  • Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva
  • Equipe Multidisciplinar para Educação Inclusiva
  • Família e Escola no Processo De Inclusão

 

Unidade IV: Tecnologias e Recursos para a Inclusão

  • Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
  • Salas de Recursos Multifuncionais
  • Avaliação Tradicional versus a Avaliação Inclusiva
  • Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

Utilize nosso cupom

EXTRA25L

25%
OFF

PLANO DE PAGAMENTO ESPECIAL

Mensalidades a partir de:

14

x R$321,43

25% OFF

14

x R$241,07

Taxa de matrícula de R$49,00

black

friday

PÓS COM 25%OFF?
TEMOS!

INSCREVA-SE JÁ COM O CUPOM

EXTRA25L E APROVEITE