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Pós 100% On-line > MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias.

MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias

CARGA HORÁRIA:
360 Horas

DATA DE INÍCIO:
10/12/2023

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> Como funciona a nossa Pós-graduação

> Objetivo do Curso

O MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias vai proporcionar uma especialização de alto nível no eixo de gestão e negócios. Este MBA abre portas em um dos mercados mais prósperos e promissores do país, oferecendo grandes oportunidades para ocupar cadeiras de gestão executiva em grandes redes e grupos farmacêuticos no Brasil e no mundo. O curso aborda conhecimentos e temas específicos e transversais às áreas de gestão e farmácia, além de importantes ferramentas para o processo gerencial e decisório, tais como: gestão da qualidade; gestão operacional de lojas; gestão de custos, riscos e perdas; gestão de estoques; gestão de serviços de farmácia; empreendedorismo e marketing em farmácias e legislação aplicada.

> Para quem é indicado o curso?

Se você é graduado em farmácia e/ou em qualquer outra área, poderá cursar o MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias, um curso indicado para empresários, CEOs e administradores que atuam ou pretendem atuar no setor farmacêutico, desde em startups até em grandes redes e grupos de drogarias.

> Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

> Conteúdo Prático Presencial

(Apenas para modalidade Semipresencial)

> Coordenador(a) do Curso

Dr. Igor Cunha Cardoso

> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Unidade I – Farmacovigilância e Regulamentação Sanitária

  • Política Nacional de Medicamentos (PNM)
  • Vigilância Sanitária no Âmbito da Vigilância em Saúde
  • Farmacovigilância e o Uso de Medicamentos
  • Regulamentação Sanitária de Medicamentos

 

Unidade II – Farmacovigilância e Segurança do Paciente

  • Processos Investigativos em Farmacovigilância Hospitalar
  • Farmacovigilância e a Segurança do Paciente
  • Aspectos Econômicos da Saúde
  • Anvisa e a Avaliação de Tecnologias em Saúde

 

Unidade III – Registro de Medicamentos e Gerenciamento de Risco

  • Legislação Nacional para o Registro de Medicamentos
  • Normatização do Registro de Medicamentos
  • Gerenciamento de Risco em Farmacovigilância
  • Inspeções em Farmacovigilância

 

Unidade IV – Farmacocinética Clínica

  • Noções de Farmacocinética
  • Processos Farmacocinéticos
  • Farmacocinética Clínica
  • Estudos Farmacocinéticos

 

Unidade I – Como implantar a gestão de materiais no varejo?

  • Gestão de Materiais no Varejo
  • Logística Aplicada ao Varejo
  • Conferência, Preservação e Distribuição de Material
  • Marketing no Varejo

 

Unidade II – Compreender os conceitos fundamentais da gestão de vendas

  • Conceitos e Fundamentos da Gestão de Vendas
  • Planejamento Estratégico nas Empresas
  • Planejamento da Área de Vendas
  • Previsão de Vendas

 

Unidade III – Organizando a equipe de vendas no varejo

  • Equipe de Vendas no Varejo
  • Operacionalização das Vendas
  • Cotas de Vendas
  • Demanda e Potencial de Mercado

 

Unidade IV – Gestão da força de vendas

  • Gestão da Força de Vendas
  • Tecnologia e Vendas
  • Comunicação para Vender
  • Vendas: Aspectos Éticos, Legais e Sociais

Unidade I – Entendendo os conceitos e definições de logística nas organizações

  • Conceitos e Definições de Logística nas Organizações
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos nas Empresas
  • Custos Inerentes às Operações Logísticas
  • Custos de Transportes nas Operações Logísticas

 

Unidade II – Compreendendo a importância da gestão de riscos nas empresas

  • Gestão de Riscos nas Empresas
  • Gestão de Perdas nas Organizações
  • Gestão de Materiais nas Organizações
  • Gestão da Cadeia de Valor

 

Unidade III – Compreendendo a importância do planejamento para a gestão de custos, riscos e perdas

  • Planejamento para a Gestão de Custos, Riscos e Perdas
  • Gerenciamento de Custos e Tecnologia de Informação (Ti)
  • Gestão da Informação nas Organizações
  • Qualidade no Gerenciamento das Atividades

 

Unidade IV – Aprendendo sobre os custos de embalagem

  • Custos de Embalagens
  • Gerenciamento e Custos do Estoque
  • Valor Econômico Agregado (EVA) e o Balanced Scorecard (BSC)
  • Indicadores de Desempenho e Custeio Baseado em Atividades (ABC)

 

Unidade I – Introdução a gestão de estoques

  • Introdução a Gestão de Estoque
  • A Moderna Gestão de Estoques
  • Políticas de Estoque
  • Custos de Estoque

 

Unidade II – Classificação, codificação e padronização de materiais

  • Classificação, Codificação e Padronização de Materiais
  • Codificação de Materiais
  • Padronização e Redução de Variedade
  • Unitização de Cargas

 

Unidade III – Abordagem logística dos estoques

  • Abordagem Logística dos Estoques
  • Serviço ao Cliente
  • Supply Chain Management
  • Conclusão
  • Gestão e controle de suprimentos farmacêuticos

 

  • Plano de negócio: criando e dando início ao empreendimento
  • Negociação no varejo farmacêutico
  • Administrando marketing e vendas
  • Estratégias de marketing digital
  • Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais
  • Boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias
  • Responsabilidade técnica em drogarias e farmácias de manipulação
  • Requisitos sanitários para abertura de farmácias e drogarias
  • Estrutura técnica para a abertura de farmácias e drogarias
  • Renovação de alvarás de farmácias e drogarias
  • Qualificação de pessoal em drogarias e farmácias de manipulação
  • Qualificação de fornecedores em drogarias e farmácias de manipulação

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

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Taxa de matrícula de R$49,00

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