DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
Qualificar profissionais de diversas áreas da educação e de áreas afins que se interessam em atuar como disseminadores da Educação 4.0 e Tecnologias Digitais no ensino. Tem como objetivo: Capacitar os profissionais com formação condizente com o mercado de trabalho, para atuar de maneira eficiente e responsável diante dos princípios éticos e morais da profissão; Ampliar o conhecimento e aplicações de novas tecnologias digitais no ensino; Desenvolver maiores níveis de conhecimentos aplicados à educação através de metodologias ativas de ensino e Estimular a integração com profissionais de outras áreas de conhecimento diretamente relacionadas com a utilização de novas tecnologias no ensino.
Profissionais de Educação e áreas afins portadores de diploma de curso superior.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Impactos econômicos, legais e sociais da quarta revolução industrial Apontamentos para um sistema melhor: a inclusão de novas tecnologias e processos educacionais. A nova sociologia da educação e sua implicação para a educação Sociologia da educação digital Direito, sociedade e novas tecnologias Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente.
Conceitos e evolução histórica da Educação à distância Desafios da Educação À Distância Elementos e características principais da Educação à distância As principais tecnologias utilizadas na educação EAD Educação a distância: o papel do professor As Ações Docente e Discente na EAD: uma realidade, muitos desafios.
Os professores daqui a cem anos Importância da Fluência digital na Sociedade da informação As plataformas de educação a distância – estudo de caso das plataformas tipo LMS, LCMS, MOODLE e outras Desenvolvimento de trabalhos cooperativos via rede de computadores Utilização de armazenamento nas nuvens Softwares educacionais: características e suas aplicabilidades.
Conceitos e Estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem: alguns aspectos para reflexão Ensino por competências Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional Aprendizagem baseada em projetos Aprendizagens colaborativa e cooperativa O processo de avaliação.
Rotação por estações e dramatização Blended learning — educação híbrida e sala de aula invertida Storyboard/storytelling Think pair share (TPS) One minute thesis Brainwriting/Brainstorm.
A educação do futuro e o futuro da educação Cultura Digital e Educação Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades A Interatividade no Ciberespaço: o conhecimento compartilhado Redes sociais na educação.
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.