DATA DE INÍCIO:
10/12/2023
O curso de especialização lato-sensu em Tecnologias Educacionais vai preparar você para ser um agente de transformação do processo de ensino-aprendizagem. O curso aborda a aplicação de ciências e tecnologias como a neuroeducação, multimídia, inteligência artificial e ferramentas de educação a distância (EaD), abrindo um leque de possibilidades e oportunidades de atuação profissional em instituições de ensino de todos os níveis educacionais.
O curso de especialização Lato-Sensu em Tecnologias Educacionais vai preparar você para ser um agente de transformação do processo de ensino-aprendizagem. O curso aborda a aplicação de ciências e tecnologias como a neuroeducação, multimídia, inteligência artificial e ferramentas de educação a distância (EaD), abrindo um leque de possibilidades e oportunidades de atuação profissional em instituições de ensino de todos os níveis educacionais.
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação válido.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Impactos econômicos, legais e sociais da quarta revolução industrial Apontamentos para um sistema melhor: a inclusão de novas tecnologias e processos educacionais. A nova sociologia da educação e sua implicação para a educação Sociologia da educação digital Direito, sociedade e novas tecnologias Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente.
Os professores daqui a cem anos Importância da Fluência digital na Sociedade da informação As plataformas de educação a distância – estudo de caso das plataformas tipo lms, lcms, moodle e outras Desenvolvimento de trabalhos cooperativos via rede de computadores Utilização de armazenamento nas nuvens Softwares educacionais: características e suas aplicabilidades.
A tecnologia digital e as práticas educativas não formais Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem A tecnologia na EJA: a informática e a educação de jovens e adultos Tecnologia e Educação Inclusiva Jogos Digitais na prática pedagógica.
Tecnologia na sala de aula Uso da Tecnologia na Alfabetização Tecnologias digitais no ensino da matemática A tecnologia aplicada ao ensino da literatura O uso da tecnologia no ensino de línguas Uso da tecnologia no ensino de história e geografia.
Conceitos e evolução histórica da Educação à distância Desafios da Educação À Distância Elementos e características principais da Educação à distância As principais tecnologias utilizadas na educação EAD Educação a distância: o papel do professor As Ações Docente e Discente na EaD: uma realidade, muitos desafios.
Conceitos e Estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem: alguns aspectos para reflexão Ensino por competências Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional Aprendizagem baseada em projetos Aprendizagens colaborativa e cooperativa O processo de avaliação ## Trabalho de Conclusão do Curso – TCC (OPTATIVO) Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema) A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.